A Asa do Vento

A Pousada Asa do Vento é um projeto concebido pelo casal Cristina e Paulo. Paulo nos conta como chegou a São Luiz do Paraitinga:

“Fui para São Luiz pela primeira vez em 1976. Foi num feriado, ficamos com amigos em um sítio no Morro do Juiz, na rua onde hoje está a Pousada Asa do Vento. Voltei à cidade no carnaval de 1983. Aí foi encantador, conheci o paraíso! Ao chegar à cidade, sozinho, de moto, logo fiz amizade com um grupo que tomava cerveja em um barzinho da praça. Nesta época o carnaval em São Luiz acontecia somente no domingo e na terça-feira. Assisti à passagem dos blocos de carnaval e fiquei tão entusiasmado que nunca mais consegui passar um carnaval longe do Paraitinga. 

Muitos amigos, muitos carnavais e um sonho: viver em São Luiz. Depois de anos sendo recebidos em casas de amigos, resolvemos alugar uma casinha e ter o nosso canto na cidade. Quando apareceu a oportunidade de comprar um terreno, começamos a pensar no projeto da Pousada Asa do Vento.”

Paulo Albano.

Cristina nos conta como este projeto foi concebido:

“Esse era um sonho antigo, foi crescendo, amadurecendo anos, mais de dez, nem sei: construir uma casa com apartamentos aconchegantes. Receber pessoas era um dos maiores prazeres. Finais de semana em que os amigos apareciam em nossa casa para uma cerveja, uma comida e muita conversa; no dia seguinte aquela bagunça que vamos arrumando juntos e lembrando os detalhes da noite anterior.

O nome Asa do Vento foi dado pela nossa filha, quando compramos o terreno. Aí o sonho começou a virar realidade. Um lugar onde os amigos estão presentes, a cidade abraça e acolhe.

Então, como seriam os espaços? Eles deveriam ser projetados para abraçar e acolher; proporcionar a conversa, a música, a luz para os olhos; deveriam ser quentinhos mas também frescos, deveriam ter no ar os aromas da nossa cozinha, das receitas da nossa casa, ter o calor do fogo e o choque da água fria, ter a maciez e o aconchego da casa que descansa.”

Cristina Pastorello Albano (in memoriam).

Em 2012, a Pousada Asa do Vento começou a receber hóspedes e entra nessa história uma outra personagem: 

Izabel Cristina.

"Por sorte ou acaso do destino, nos encontramos em 2012, e o Paulo me apresentou seu sonho da pousada Asa do Vento e sua paixão por São Luiz do Paraitinga. 

Reencontrei, neste lugar mágico, minhas origens de menina do interior, ganhando amorosamente o apelido NINA. 

Fiquei comprometida com os processos de trabalho, cuidando das relações interpessoais e guardiã da identidade e do conceito da pousada.

Com a melhor equipe do planeta, promovemos saúde, que para mim reside na beleza e em cada mínimo detalhe. A Asa do Vento convida cada hóspede a reconectar-se consigo mesmo,  através do acolhimento, do  “bem receber” e da natureza, arte e cultura de São Luiz do Paraitinga."

Izabel Cristina Rodrigues.